Tratamentos para Celulite em Porto Alegre

Saiba o que é esse distúrbio estético e quais tratamentos são adequados

O que é celulite

     Inicialmente para conhecer o processo de formação da celulite, precisamos ser apresentados ao lipócito, que é a célula de gordura. O lipócito é uma célula que apresenta pequenos vacúolos de gordura distribuídos pelo seu interior. Estes vacúolos são quem recebe o excesso de gordura da alimentação. Com o progressivo aumento da deposição de gordura nos vacúolos, eles vão se aproximando um do outro, e acabam se juntando, aparecendo então um grande vacúolo que ocupa quase toda a célula.

     Com a deposição de gordura, a célula toda aumenta de tamanho. O tecido gorduroso que fica embaixo da pele é formado por um grande número de lipócitos. Entre os lipócitos correm os vasos, as artérias que trazem o sangue, oxigênio e nutrientes e as veias e linfáticos que transportam o sangue e os produtos do metabolismo de volta para a circulação num processo contínuo. A quantidade de lipócitos é diferente nas pessoas com tendência à serem magras, que tem menos e nas pessoas com tendência à serem obesas que tem mais.

Graus da celulite

Grau 1:

     Aparece somente fazendo uma prega na região afetada.

Grau 2:

     Já apresenta o formato de “casca de laranja”.

Grau 3:

     Os nódulos possuem consistência endurecida e são doloridos. Existe dor no local, com uma compressão leve.

Grau 4:

     Circulação no local extremamente comprometida. O tecido fica duro, a dor é constante e existem fibroses.

Locais de surgimento da celulite

     A celulite encontra-se em diferentes locais no corpo. Os mais comuns, que também são os lugares onde nota-se um maior acúmulo de gordura, são:

  • Glúteos: o bumbum é bastante afetado;
  • Coxas: principalmente na parte lateral e posterior;
  • Abdômen: a barriga, com o acúmulo de gordura, tende a apresentar alguns furinhos;
  • Braços: parte posterior e lateral são afetadas;
  • Joelhos: a face interna dos joelhos podem apresentar celulite.

Tratamento

     Para que o tratamento da celulite seja satisfatório, são necessários três (3) processos importantes:

  • Diminuir o tamanho do adipócito: com isso os vasos sanguíneos e linfáticos não são comprimidos, melhorando o fluxo de sangue para região e minimizar a retenção de líquidos;
  • Mobilizar as fibras existentes entre o tecido: quando essas fibras estão mais maleáveis acabam puxando menos o tecido e diminuindo o aspecto de casca de laranja;
  • Melhorar o fluxo sanguíneo e linfático: com a melhora da circulação há diminuição do edema e por consequência diminuição de circunferência e dos furinhos da celulite.

Por esses motivos citados, é de extrema importância incluir no tratamento equipamentos vibratórios e à vácuo, além de tratamento manual associado. Quanto mais mexermos no tecido, melhor será o resultado.

   Tecido liso e saudável e Tecido com celulite

Avaliação

     O tratamento irá variar de acordo com o grau de celulite que o paciente apresentar. Durante uma avaliação específica será proposto o tratamento.

Celulite graus 1, 2 e 3

  • Avaliação nutricional: Corrige erros alimentares e se necessário realiza uma dieta hipocalórica para Emagrecimento.
  • Cremes anticelulite: atuam na melhora do ressecamento da pele e favorecem a massagem manual.
  • Mesoterapia: aplicação realizada de enzimas nas áreas de celulite. Leva o medicamento diretamente ao nódulo e melhora o meio prejudicado. São necessárias no mínimo 10 sessões. Pode ou não ser associado ao Manthus.
  • Drenagem Linfática: massagem leve e relaxante, feita manualmente, que drena as toxinas do corpo e elimina o excesso de líquido. É muito eficaz nos primeiros estágios da celulite. Os resultados são ainda melhores se associados a outros procedimentos.
  • Endermologia: massagem forte com vácuo que gera uma pressão negativa nos tecidos, aumentando a circulação linfática e sanguínea, nutrição de tecidos e diminuição na fibrose da celulite.
  • Manthus: ultrassom potente com 3 cabeçotes que promove lipólise (quebra da gordura), ou seja, redução de medidas e da celulite já nas primeiras sessões.
  • Corrente Russa: estimula a contração do músculo, melhorando a flacidez. É um excelente tratamento coadjuvante da celulite.
  • Vibrocell: atua no tratamento da celulite e gordura localizada, eliminando o depósito de gordura decorrente da circulação deficiente, mobilizando o tecido e a camada adiposa, para serem absorvidas pela corrente sanguínea e linfática.
  • Massageador rotacional e de alta vibração: auxiliam na diminuição da celulite.
  • Os procedimentos mais utilizados são: Bandagem Gessada,  Endermologia vibratória, Carboxiterapia, RadiofrequênciaCavitação e Vibrocell.

Celulite grau 4

     Em casos avançados pode-se realizar Lipoaspiração e Subincisão. Com o tratamento ameniza um pouco este grau que já está avançado.

IMPORTANTE: ao submeter-se ao tratamento anticelulite e obter resultados satisfatórios não acredite que você está se livrando do problema. Os procedimentos melhoram o local em que se encontram as células de gordura, mas não curam de efetivamente. Por isso é importante para quem tem celulite fazer manutenção com drenagem linfática, manter hábitos saudáveis, praticar exercícios físicos e ter uma dieta balanceada.

Ultrassom no combate à celulite

Ultrassom x Cavitação

     O Ultrassom é uma forma de energia mecânica que consiste de vibrações de alta frequência.

     Cavitação, fenômeno que ocorre em intensidades suficientes em virtude da força de tração e compressão. Bolhas cheias de gás ou vapor em fluidos se formam na tração e desmoronam na compressão. Concentrando-se em um espaço pequeno (Longo e Fuirini, 2002).

Efeitos do Ultrassom sobre a celulite

     Na celulite o tecido é mal oxigenado, mal nutrido, desorganizado e sem elasticidade, resultante de um mal funcionamento do sistema circulatório e das consecutivas transformações do tecido conjuntivo.

     Dentre os efeitos podemos destacar a neo vascularização com consequente aumento da circulação, melhora da extensibilidade das fibras de colágeno, melhora das propriedades mecânicas os tecidos.

Efeitos do Ultrassom sobre a gordura

     Através da micro-agitação mecânica, o ultrassom transforma a gordura em partículas finas, que atravessam as paredes dos adipócitos, caindo no tecido conjuntivo circundante, sendo então captados pelos micro-vasos linfáticos ali existentes.

Clique aqui e saiba mais sobre o Vibrocell

Marque sua avaliação e aproveite os tratamentos que o Centro de Estética Excellence oferece!

Perguntas e curiosidades sobre a celulite

Sobre Equipe Excellence

Equipe Excellence focada na Estética Facial e Corporal. Pioneira em Criolipólise e Microblading em Porto Alegre, Larga experiência em Depilação à Laser, além de Especialista em Microagulhamento.