RPG

 

 

Contato WhatsApp (51) 99207-0008

 

O QUE É RPG?

A Reeducação Postural Global é uma técnica de fisioterapia que tem como princípio tratar o indivíduo de maneira global e personalizada, trabalhando o equilíbrio muscular e a simetria corporal. Busca-se através da propriocepção (habilidade sensorial que nos da uma percepção de nosso corpo sem termos que usar a visão) uma mudança da imagem corporal.

ORIGEM

Foi criado na França, em 1980, pelo fisioterapeuta Philippe Souchard a partir das teorias da terapeuta corporal François Meziéres que estudava o corpo humano através de cadeias musculares desde a década de 40.

A TÉCNICA

A RPG não visa atender somente pacientes com desalinhamentos posturais ou dor, mas sim, pessoas que buscam encontrar um melhor equilíbrio e harmonia do corpo. Tem como princípio a individualidade (cada ser humano sente e reage de maneira diferente) e a casualidade (a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma). Muitas vezes a origem do problema não é no local onde sentimos dor. A técnica considera sistemas musculares e esqueléticos como um todo e procura tratar os músculos dinâmicos e estáticos. A musculatura posterior ou estática está sempre contraída para manutenção da postura e pronta para entrar em ação. Já os músculos dinâmicos, que são responsáveis pelo movimento ativo, entram em estado de relaxamento quando não estão sendo usados.

Os músculos estáticos, em estado patológico, se retraem ou encurtam, manifestando-se pelo aparecimento de desvios posturais. Esses desvios podem ter inúmeras causas como: maus hábitos posturais ou profissionais, alterações congênitas ou adquiridas e fatores emocionais. Seja qual for a causa, as cadeias musculares devem ser trabalhadas em coordenação, alongadas em globalidade.

A RPG trata a causa do problema, por isso sua eficácia.

TRATAMENTO

Todo o trabalho inicia com uma avaliação dentro dos parâmetros do método, onde se observam todas as desarmonias do corpo e se identificam quais cadeias musculares são responsáveis por essas alterações. Nessa avaliação o fisioterapeuta identifica qual a morfotipologia (qual tipo de cadeia muscular predomina) no paciente e a partir daí desenvolver o plano de tratamento.

O trabalho é feito através de posturas estáticas, com intervenção do fisioterapeuta com comando verbal (orientando), além de corrigir através de manobras os desalinhamentos posturais. Tais posturas trabalham de forma proprioceptiva o equilíbrio do tônus muscular (fazer com que o tônus oscile dentro de uma faixa de normalidade) buscando uma melhora da postura através da mudança da imagem corporal. As posturas são realizadas juntamente com exercícios respiratórios, no qual o paciente faz 80 % do trabalho, seguindo a orientação do fisioterapeuta.

A diferença entre um tratamento clássico de fisioterapia e a técnica de RPG é identificar o comprometimento da cadeia muscular a qual o segmento enfermo pertence e, a partir daí, tratar as causas e as consequências do problema. Outra diferença importante é o tempo reduzido de tratamento.

DURAÇÃO DO TRATAMENTO

O tratamento é realizado de uma a duas vezes semanais conforme a avaliação. O número de sessões é traçado conforme o problema do paciente. A sessão tem duração de aproximadamente 50 minutos.

INDICAÇÕES
  • Dores na coluna vertebral (cervicalgias, lombalgias, torcicolos);
  • Desvios posturais (escoliose, hipercifose, hiperlordose, etc.);
  • Hérnia de disco (muito indicado no tratamento conservador);
  • Dores musculares agudas e crônicas;
  • Doenças ocupacionais (LER, DORT);
  • Cefaleia (dor de cabeça) de origem tensional;
  • Enxaquecas;
  • Pé plano e cavo;
  • Após gravidez;
  • Após perda de peso por cirurgia bariátrica;
  • Stress;
  • Estética Corporal.

Muitas pessoas procuram a RPG visando somente alterações posturais mas suas indicações vão muito além. Aliado importante nas dores e também na estética corporal. Muitas vezes a pessoa tem um abdômen protuso achando que é gordura, mas na realidade é uma protusão por alteração da postura. O mesmo acontece com a saliência de flancos mais acentuados de um lado, pode ser indício de uma escoliose, muito usado também, no pós operatório tardio de abdominoplastia para alinhamento postural e abertura da cadeia muscular anterior , visto que a mesma fica bastante encurtada após a cirurgia.

IDADE

Pode ser realizado em todas as idades, mas orienta-se as crianças a partir dos 10 anos, quando consegue permanecer nas posturas e obtiver um aproveitamento melhor do tratamento.
Muito importante procurar um profissional fisioterapeuta capacitado e formado em RPG para obter sucesso.

A Fisioterapeuta, Cibele Barcelos, responsável pelo Centro de Postura da Clínica Excellence trabalha com RPG há 15 anos buscando alívio de dores, alinhamento postural e melhor qualidade de vida para seus pacientes. Desenvolve um trabalho de consciência corporal, resgatando a harmonia e o equilíbrio das cadeias musculares.

  • Pós graduada em Fisioterapia do Trabalho;
  • Formação em RPG/RPM;
  • Formação em Osteopatia;
  • Formação em Pilates Solo, Bola  e Aparelho;
  • Formação em Pilates específico para idosos;
  • Formação em Pilates para dor cônica na coluna vertebral.
FOTOS DO RPG

 

Sobre Equipe Excellence

Equipe Excellence focada na Estética Facial e Corporal. Pioneira em Criolipólise e Microblading em Porto Alegre, Larga experiência em Depilação à Laser, além de Especialista em Microagulhamento.