PILATES

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     A Fisioterapeuta Cibele Barcelos, responsável pelo Centro de Postura da Clínica Excellence, possui larga experiência em formação e qualificação em Pilates e RPG.

O PilatesFoto1

     A técnica Pilates tem origem na vida do Joseph Humbertus Pilates. Desde criança sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Sua determinação o levou a estudar várias formas de movimento, incluindo Ioga, Zen, artes marciais, técnicas gregas e romanas. Mas, foi em um campo de concentração em Lancaster-1914, que a técnica começa a dar seus primeiros passos. Nesse período Pilates começou a desenvolver uma série de exercícios com a finalidade de se manter saudável e ajudar os feridos da guerra. Utilizando camas hospitalares, molas dos colchões e outros artefatos, criou exercícios e desenhou aparelhos que hoje são encontrados nos estúdios de Pilates. Após a guerra, viajou para os Estados Unidos onde começou a escrever e por em prática seu método revolucionário. Fundou um Studio em Nova Iorque que funciona até os dias de hoje.

     Pilates era um homem que estava 50 anos a frente de seu tempo. Sua definição para condicionamento físico ideal é obtenção do desenvolvimento uniforme do corpo, saúde mental e ser capaz de executar com facilidade, naturalidade e espontaneidade nossas várias tarefas diárias.

O que é

     Programa de exercícios que trabalha corpo e mente ao mesmo tempo, mantendo os dois no mais perfeito equilíbrio através de uma educação corporal completa. No Pilates o corpo é trabalhado de forma global, desde a musculatura mais profunda até a mais periférica, envolvendo força, flexibilidade e respiração.

     Fortalece o Core ou Centro de Força (músculos responsáveis pela sustentação do corpo), o que garante abdômen e musculatura das costas extremamente fortes. Por isso é muito procurado por pessoas com hérnia de disco ou dores na coluna vertebral. A concentração, a respiração e a consciência corporal são sempre trabalhadas em todos os exercícios. Todos os movimentos são precisos e coordenados, não há impacto, movimentos rápidos ou violentos, por isso não ocorre desgastes articulares ou musculares. Cada exercício abrange o maior número possível de grupos musculares. A musculatura é trabalhada de dentro para fora, o que significa um fortalecimento intenso dos músculos internos mantendo um tônus muscular por mais tempo. Por isso o Método é muito utilizado para pessoas com problema postural ou dores na coluna vertebral.

9 Princípios do método Pilates

  • CONCENTRAÇÃO: Concentrar a mente na execução dos movimentos é o grande objetivo
    da técnica.
  • CONTROLE: Aprimorar coordenação do corpo e mente. A coordenação é a integração da atividade motora de todo o corpo visando um padrão suave e harmônico de movimento.
  • CENTRAGEM: Pilates chamou de Powerhouse, centro de força ou cinturão de força. Exercita-se a partir do fortalecimento dos músculos: reto do abdômen, oblíquo interno e externo, transverso do abdômen, eretores profundos da espinha, extensores e flexores do quadril juntamente com os músculos que compõem o períneo.
  • RESPIRAÇÃO: Joseph Pilates afirmava que frequentemente respiramos errado, usando somente uma fração da capacidade do pulmão. Por isso o Pilates tem ênfase no trabalho respiratório durante a execução dos exercícios.
  • ALINHAMENTO POSTURAL: Ajuda a desenvolver a percepção do posicionamento do seu corpo no espaço.
  • LEVEZA E PRECISÃO: Movimento holístico, controlado e contínuo. Fluidez e leveza nos movimentos.
  • FORÇA: Força é desenvolvida de dentro para fora proporcionando um corpo forte, saudável e delineado.
  • RELAXAMENTO: Tão importante quanto tonificar um músculo é saber relaxá-los. É a chave para a saúde da mente e do corpo.

Metodologia das Aulas

     As aulas podem ser feitas individual ou em dupla com acompanhamento e interação griddo instrutor de Pilates durante todo o tempo. Os exercícios são feitos no Solo (Mat Pilates), com acessórios, bola Suíça e em aparelhos de Pilates. Todos os tipos de trabalho tem como ponto principal a musculatura abdominal (centro do corpo). Quando o trabalho é realizado no solo ou na bola todos os movimentos são feitos a partir do próprio peso corporal estimulando um equilíbrio muscular e um trabalho bastante intenso de propriocepção.

   Os equipamentos constituem em Cadillac, Reformer, Ladder Barrel, Cadeira Combo, Step Barrel entre outros. Muitos têm a presença de molas com nível de tensão específico identificado por cores e direcionado para o objetivo de cada pessoa. As molas permitem um trabalho de força muscular e controle corporal durante todos os movimentos.

Primeira Aula

       No primeiro dia, é feita uma avaliação postural para verificar o alinhamento corporal e se há desvios na coluna e de postura. É realizada uma entrevista com o aluno para saber quais objetivos buscados, queixas, desconfortos, entre outros. Esse primeiro contato é de extrema importância para o profissional conhecer o aluno e saber suas limitações. Já no primeiro dia são apresentados ao aluno todos os equipamentos.

Quem pode praticar

     Pode ser praticado por pessoas de qualquer faixa etária, pois é adaptado as condições físicas de cada indivíduo. É praticado por quem busca o Método como atividade Física ou como reabilitação por alguma patologia. Muito usado para desalinhamentos posturais, pois o mesmo realiza a simetria de dois hemi corpos, melhorando a postura. Por proporcionar um fortalecimento e alongamento de toda cadeia muscular que envolve a coluna vertebral, esse método tem sido cada vez mais recomendado por médicos para tratamento de pessoas com dores crônicas na coluna e hérnia de disco. Busca uma estabilização da pelve e coluna melhorando as áreas de fraqueza muscular. O método, também, tem sido muito usado na reabilitação de problemas de joelho, ombros, tornozelos, neurológicos e pós operatórios.

Contraindicações

Não há contra indicações. O importante é procurar um local adequado e com profissionais capacitados.

Benefícios

  • Melhora postura e flexibilidade
  • Alivia dores
  • Ajuda como tratamento em pessoas com hérnia de disco devido ao fortalecimento da musculatura interna
  • Alivia tensões causadas pelo stress;
  • Melhora o desenvolvimento da consciência corporal
  • Melhora equilíbrio e coordenação motora
  • Ajuda a esculpir o corpo
  • Melhora a concentração e ansiedade (todos exercícios são feitos com respiração associada)
  • Aumenta a força e tônus muscular
  • Estimula a circulação
  • Fortalece e flexibiliza a coluna
  • Foca no fortalecimento abdominal
  • Melhora a estabilidade e equilíbrio de pessoas idosas
  • Melhora a qualidade do sono e humor

*Todos os benefícios citados ajudam a prevenir e reduzir riscos de uma futura lesão proporcionando inclusive alívio das dores crônicas.

Sobre Equipe Excellence

Equipe Excellence

Equipe Excellence focada na Estética Facial e Corporal. Pioneira em Criolipólise e Microblading em Porto Alegre, Larga experiência em Depilação à Laser, além de Especialista em Microagulhamento.

3 Comentários

  1. Claudia

    Realizo pilates 2x por semana faz 2 meses e observei uma grande mudança no meu corpo. Me sinto mais forte e toda definida. A aula é muito focada e as profissionais muito dedicadas e competentes. Já tinha feito pilates antes e não tinha obtido efeito algum. Hoje me sinto outra pessoa. Obrigada gurias …

    Responder
    1. Dra. Christiane Linhares

      Boa tarde Bruna,

      Conforme sua pergunta, as aulas podem ser feitas individual ou em dupla com acompanhamento e interação do instrutor de pilates durante todo o tempo. Os exercícios são feitos no Solo (Mat Pilates), com acessórios na Bola Suíça e em aparelhos de Pilates.
      O valor da mensalidade individual 2x na semana esta 460,00 reais e em dupla 2x na semana 360,00 reais.
      Para qualquer dúvida estamos a disposição, tenha um excelente dia.

      Responder

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