Peeling Químico em Porto Alegre

Hoje em dia você pode fazer peeling no verão e inverno, tem peelings específicos que podem ser usados no verão sem problemas com o sol. Ha alguns anos atrás se fazia somente um tipo de peeling, que todos conhecem, o famoso ácido retinóico, que ainda é muito usado porém não pode ser feito no verão. Os peelings combinados são muito usados e podem descamar a pele ou não. Tudo depende de cada pele e tipos de manchas e rugas.

Se você está procurando tratamentos para manchas e rugas o ideal é renovar a pele com os peelings e fazer preenchimento facial para suavizar as rugas.

A Dra. Christiane, especialista em pele, realiza a sua avaliação e dá dicas de como manter a pele saudável em casa.

 A Clínica Biomédica e Dermatofuncional Excellence trabalha com diversos tipos de peelings, responsáveis por deixar a sua pele renovada o ano todo.

Entenda o processo

O que é peeling

     Peeling é o nome dado ao procedimento onde se provoca a descamação da pele. O termo deriva do verbo “to peel”, que significa descascar. Quando o agente indutor desta esfoliação é químico, damos o nome de “peeling químico”. Também existem “peelings” realizados com aparelho mecânico (dermoabrasão) ou realizados pelo aparelho de laser.

   Os peelings químicos podem ser indicados para o tratamento de várias alterações de pele, como: acne, manchas (melasma, melanoses senis), cicatrizes, flacidez e fotoenvelhecimento (envelhecimento pelo sol).

Objetivos do peeling

  • Eliminação das camadas danificadas da epiderme;
  • Renovação das células da epiderme;
  • Agressão à derme, provocando inflamação com ativação de mediadores celulares, que provocam estímulo das fibras, produzindo colágeno novo e melhora da irrigação sanguínea.

Resultados

    Bons resultados podem ser obtidos com vários peelings superficiais seriados, realizados em pequenos intervalos, sendo intercalados com outros procedimentos, como Dermaroller e Laser. A descamação subsequente costuma ser fina, e não chega a atrapalhar o dia-dia, podendo a pessoa voltar à sua vida normal no dia seguinte. Os peelings superficiais melhoram a textura da pele, clareiam manchas e atenuam rugas finas, além de estimular a renovação do colágeno, que dá melhor firmeza à pele.

     Estudos demonstraram que o tratamento com peeling é progressivo, isso quer dizer que, se fizer todo ano no mínimo dois peelings, a pele vai estar sempre jovem e iluminada.

    Os peelings médios, provocam descamação mais espessa e escura, necessitando de 7 a 15 dias para retorno à vida normal, porém são mais indicados quando a pele já apresenta asperezas como as ceratoses, (lesões pré-cancerosas) e rugas mais pronunciadas. Os peelings médios renovam a camada superficial da pele, clareando manchas e alterações de superfície da pele, como rugas, algumas cicatrizes de acne e as ceratoses.

    O peeling profundo é bem mais agressivo que os demais, provocando a formação de muitas crostas. O pós-peeling exige o uso de curativos, e a recuperação pode durar até um mês. No entanto, os resultados são muito bons, com renovação importante da pele, e diminuição até mesmo de rugas profundas, como as rugas ao redor da boca e dos olhos. Novas técnicas, como a aplicação pontuada do peeling de fenol, visam diminuir os possíveis efeitos colaterais e o tempo de recuperação após o peeling.

Quais são os cuidados que devem ser tomados após o procedimento?

É importante evitar, imediatamente após o peeling químico, exposição demasiada ao sol, já que a nova pele é frágil e muito mais suscetível a ser danificada. por isso deve usar sempre o protetor solar. Também deve-se evitar o uso de substâncias químicas como cremes depilatórios, perfume e tinturas nas áreas tratadas. A profissional indicará todo o procedimento e cosméticos que devem ser usados home care durante o tratamento.

É imprescindível realizar o tratamento na clínica e usar produtos home care. A união dos dois tratamentos vão fazer muita diferença na pele. Se fizer somente na clínica ou usar somente cremes em casa não obterá o resultado esperado. Durante a avaliação a especialista em pele vai ensinar todos os cuidados e explicar desta importância.

Tipos de Peeling: Entenda um pouco deles

  • Resorcina

    É um dos métodos mais indicados para eliminar manchas ou cicatrizes decorrentes da acne. Durante o tratamento, não há nenhum tipo de incômodo com a aplicação da pasta feita com resorcina, e a descamação da pele inicia-se depois de alguns dias.

  • Ácido Retinóico

     O tratamento feito com ácido retinóico pode ser aplicado em quase todos os tipos de pele, por isso é muito utilizado, com resultados excelentes. As sessões podem variar em até 10 para obter o resultado desejado.

  • Jessner

     É uma combinação feita com ácido salicílico, ácido lático e resorcina. Muito utilizado em mãos para clarear manchas senis e solares.

  • Ácido Mandélico

     Muito utilizado em peles morenas e negras, é um peeling seguro que descama pouco. Excelente clareador e diminuidor de poros.

  • Ácido Glicólico

     É utilizado como esfoliante da pele, muito indicado para pele oleosa e com acne.

  • Fenol

     É feito a partir da fórmula de Baker e remove a queratose.

Peelings Clareadores e combinados

  Uma mistura de ativos que proporcionam  clareamento, rejuvenescimento e melhoram a flacidez da pele.

Qual o tempo de recuperação?

    Normalmente são de cinco a dez dias, mas o período depende da substância utilizada e do tipo de pele. Se a camada da pele for mais superficial, a descamação é mínima, e o tempo é menor. Durante a descamação é indicado usar hidratantes para a pele não perder sua hidratação e o processo de descamação ser mais rápido.

Indicação

  • Manchas de sol;
  • Manchas causadas pela gestação;
  • Mancha senil;
  • Sardas;
  • Manchas causadas por uso ou alterações hormonais;
  • Pele sem brilho e espessa;
  • Rugas finas;
  • Cicatriz de acne.

Marque sua avaliação e aproveite os tratamentos que o Centro de Estética Excellence oferece!

Dúvidas e tópicos frequentes:

Sobre Equipe Excellence

Equipe Excellence focada na Estética Facial e Corporal. Pioneira em Criolipólise e Microblading em Porto Alegre, Larga experiência em Depilação à Laser, além de Especialista em Microagulhamento.