Tratamentos para Manchas de Pele em Porto Alegre

Como surgem, tipos de manchas e tratamentos para a pele.

 clir    Esse texto é baseado em artigos científicos e esclarece muitas dúvidas quando o assunto é manchas no rosto. Hoje em dia existem inúmeros cosméticos clareadores e despigmentantes que auxiliam no tratamento profissional.

     Os tratamentos são indicados de acordo com o tipo de mancha e o tempo que possui esta mancha.

Como surgem

     As manchas de pele são derivadas de alterações da quantidade de melanina no corpo, classificando-se de duas formas: hipercrômicas (manchas mais escuras do que a cor da pele – quantidade de melanina maior) e hipocrômicas (manchas mais claras que a cor da pele – quantidade de melanina menor).

    As manchas na pele podem surgir em diferentes situações, a partir de uma reação do corpo contra doenças, infecções e inflamações por vírus, distúrbios hormonais, exposição exagerada ao sol, cicatriz de acne ou tumores.

     Alterações simples no pigmento da pele são comuns, e essas não trazem nenhum perigo à saúde, somente um prejuízo estético, dependendo do lugar e do tamanho. Algumas são observadas desde nascença (como pintas), e outras se formam no decorrer do tempo (como as sardas).

Tipos de manchas de pele

Manchas de Nascença

     Não há nenhum tipo de prevenção contra essas manchas, porque elas são herdadas geneticamente, e na maioria dos casos são inofensivas.

Pintas (termo popular para designar Nevus melanociticos)

     As pintas surgem normalmente nos primeiros anos de vida, em qualquer lugar do corpo e com cores e tamanhos diversos. Seguindo o exemplo das manchas de nascença, as pintas não representam nenhum índice de gravidade à saúde, com exceção de algumas que ultrapassam 20 centímetros de tamanho e podem alterar a cor para marrom ou vermelho. Essas pintas, em particular, devem ser analisadas por um especialista, pois têm maiores chances de transformação em um melanoma, um tipo de câncer de pele.

Sardas

     O aparecimento das sardas pode estar diretamente ligado à uma tendência genética. A grande maioria das pessoas que as possuem têm a pele bem clara. Os locais mais afetados são atingidos por raios solares, principalmente o rosto, as costas, o colo e os ombros.

     É possível amenizar as manchas de sardas com o uso de cremes e pomadas, no entanto caso a pele seja novamente exposta ao sol sem nenhuma proteção, elas voltam a aparecer. Por não apresentar problemas maiores à saúde, o convívio é tranquilo, mas houver alguma manifestação maior, é recomendável a análise criteriosa de um dermatologista para iniciar um tratamento.

Manchas na Gravidez

     O período gestacional é muito delicado, e é possível que apareçam algumas manchas no rosto da gestante, mediante a alteração hormonal e a possível exposição ao sol. Essas manchas são chamadas de cloasmas.

Mancha Senil

     Esse tipo de mancha surge em pessoas idosas, causada pela exposição ao sol. A senilidade significa o enfraquecimento determinado pela velhice. As manchas têm cor marrom, são maiores que as sardas e não apresentam nenhum agravante à saúde.

Mancha por algum tipo de substância

     Esses são os típicos casos do aparecimento de uma mancha pelo contato, por exemplo, com o limão. Essas substâncias fotossensibilizantes contêm uma reação específica quando expostas ao sol, e devem ser tratadas com cuidado para evitar futuros problemas.

     Os casos de queimaduras e alergias normalmente acontecem pelo contato com: limão, laranja, refrigerantes, perfumes e até certos tipos de planta.

     Para manter a saúde da pele, evite ficar por muito tempo exposta ao sol sem o uso de algum protetor ou filtro solar, pois a gravidade da doença pode aumentar, principalmente pelo mal hábito de não tomar cuidados simples e fáceis para a sua própria pele.

Tratamento para manchas de pele

     Depois de realizada a avaliação da pele, podemos indicar o tratamento com Peeling Químico, Peeling de Diamantes, Laser, Co2 Fracionado, Dermaroller, Cosmiatria, entre outros.

Marque sua avaliação e aproveite os tratamentos que o Centro de Estética Excellence oferece!

Perguntas e tópicos frequentes:

Sobre Equipe Excellence

Equipe Excellence

Equipe Excellence focada na Estética Facial e Corporal. Pioneira em Criolipólise e Microblading em Porto Alegre, Larga experiência em Depilação à Laser, além de Especialista em Microagulhamento.

4 Comentários

  1. Aldair Sidnei Soares Barreto

    Oi.bom dia. Gostaria de saber quanto seria o valor da seção para retirar estas manchas que tenho no rosto .escuras pois a minha pele é morena. Obrigado

    Responder
    1. Dra. Christiane Linhares

      Boa tarde Aldair,

      para manchas é necessário que você faça uma avaliação com a profissional, para que ela veja o seu tipo de mancha e a quantidade para determinar qual tratamento é melhor para o seu caso, então é formado um plano de tratamento exclusivo com o número de sessões e a técnica usada.
      Gostaria de agendar uma avaliação?
      Para qualquer dúvida estamos a disposição, tenha um excelente dia.

      Atenciosamente,

      Excellence.

      Responder
    1. Dra. Christiane Linhares

      Bom dia Mayara,

      Conforme a sua pergunta, trabalhamos apenas em Porto Alegre, nosso endereço é Rua Dr. Florêncio Ygartua n°188 sala 202 Bairro Moinhos de Vento.
      Para qualquer dúvida estamos a disposição, tenha um excelente dia.

      Atenciosamente,

      Excellence.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *