Drenagem Pré e Pós Operatório em Porto Alegre

 Drenagem Linfática Pré e pós-operatório em Porto Alegre

Porque é tão importante realizar um bom pós operatório com profissionais qualificados.

Diminuir o excesso de liquido corporal, eliminando toxinas e diminuindo os hematomas e edema gerados pela cirurgia. Isso inclui métodos específicos e tem um papel importante para deixar a cirurgia plástica em perfeitas condições.

•   Pré-operatório

Para o Pré-operatório corporal, utiliza-se a endermologia, um aparelho a vácuo que produz um massageamento forte e preciso no local onde vai ser realizado a cirurgia e drenagem linfática manual em todo corpo tendo o principal foco a região que vai ser operada. Com estas técnicas a gordura fica mais solúvel para ser trabalhada pelo cirurgião. O ideal é fazer de 2 a 5 sessões de pré operatório antes da cirurgia.

Para o pré-operatorio facial pode ser realizado uma drenagem linfatica manual, a drenagem com bamboo, limpeza de pele, vino therapy, peeling de diamante, peeling químico, para a pele ficar hidratada e limpa para obter um pós operatório com menos hematomas e edemas.

•   Principal benefício do pré-operatório

Facilitar a cirurgia do médico, minimizar edema e hematomas na paciente, deixar a região limpa e hidratada.

•   Drenagem Linfática Pós-Operatório

Os cuidados com o seu pós-operatório é importante para que a cirurgia fique perfeita, como você sempre sonhou. Para isto o ideal é ter muito cuidado na primeira quinzena com a cicatriz, edema e hematomas deixados pela cirurgia.

A drenagem linfática manual é potencializada em conjunto com o uso do Manthus, um aparelho computadorizado para eliminar fibroses, e modelar a região operada.

Com 10 a 15 sessões de drenagem e equipamentos específicos, você já pode tirar o modelador e estará sem edema e fibroses.

A assistência médica e fisioterapêutica é imprescindível para os cuidados com curativos, orientar sobre o uso do modelador, hidratação corporal e qual hidratante é melhor indicado nesta fase, e modo de dormir para não prejudicar a coluna.

•   Benefícios de um bom pós-operatório

Eliminar o edema e hematoma pós cirúrgico, modelar o corpo, anular o aparecimento de fibroses, melhorar a auto estima do paciente e fazer com que ele retornar o mais rápido possível as suas atividades.

Lembre que somente realização de drenagem linfática para o pós operatório não elimina a fibrose gerada fisiologicamente. São necessárias técnicas manuais e equipamentos para eliminar e evitar as fibroses pós cirúrgicas.

Na Excellence todo o pós operatório, é baseado em evidências científicas e qualificações em procedimentos pós cirúrgicos.

•   Técnica de Liberação manual dos tecidos

Todo tecido submetido a uma cirurgia sofre algum tipo de lesão. Esta lesão precisa ser restaurada. Este processo de restauração recebe o nome de reparação tecidual e ocorre imediatamente após a agressão tecidual. Neste processo encontram-se alterações como edema (inchaço), equimoses (manchas roxas) e formação de tecido cicatricial (fibrose).

Estas alterações fazem parte do processo de reparo, e são tratadas fisioterapicamente, uma vez que trazem disfunções para os tecidos em questão.

A fisioterapia atuará prevenindo e tratando tais alterações, possibilitando uma recuperação mais rápida e evitando períodos longos de limitações. O tratamento devolve flexibilidade ao tecido, ou seja, a funcionalidade.

É importante que o tratamento seja realizado por um profissional de fisioterapia especializado na área de dermato-funcional e tenha experiência em pré e pós- cirurgias e após procedimentos Estéticos utilizando Técnicas específicas para cada caso e procedimento específico.

Nosso corpo é formado por diversos tipos de tecidos. Cada um tem suas características particulares como, por exemplo, sua composição. As estruturas que fazem parte desta composição são organizadas de maneira a favorecer que o metabolismo aconteça.

Para que o metabolismo corporal funcione adequadamente, é necessário que as estruturas que compõe nossos tecidos estejam organizadas fisiologicamente. Quando esta situação não ocorre, várias alterações são percebidas, como por exemplo, dores, retrações, inchaço…

A liberação manual dos tecidos foi desenvolvida com bases nos conceitos da terapia manual, onde se aplica uma tensão mecânica manual sobre o tecido e este responde modificando sua estrutura. A terapia manual tem por objetivo principal reorganizar as estruturas dos nossos tecidos, devolvendo sua funcionalidade e favorecendo o metabolismo normal.

Trata-se de uma terapia indicada para o tratamento de tecidos cicatriciais, principalmente fibroses e aderências, sendo hoje uma das terapias mais efetivas para esta finalidade.

Sua aplicação é realizada de 1 a 2 vezes por semana, de acordo com cada caso.

A indicação principal da liberação manual dos tecidos pós cirurgias plásticas, onde os tecidos sofrem um trauma, que evolui com a formação de tecido com estrutura alterada que necessita ser reorganizada para que se obtenha resultados estéticos e funcionais.

•   Resultados em cirurgias plásticas

A cirurgia plástica é um recurso amplamente utilizado na medicina, tanto na parte estética como na reconstrutora e está cada vez mais acessível, principalmente para fins estéticos. Mesmo com as técnicas inovadoras, a cirurgia plástica provoca extenso trauma tecidual, que quando não é bem acompanhado, resulta em insatisfação do paciente e do cirurgião.

As fibroses e aderências são intercorrências agravantes em cirurgia plástica, mas por falta de conhecimento nem sempre se oferece a conduta adequada no pós-operatório, levando a insatisfação do paciente, do cirurgião e do profissional responsável pelo tratamento e todos acabam por aceitar as fibroses como “normais” após uma intervenção cirúrgica ou até em optar pela retirada destes tecidos através de nova cirurgia, o que reinicia todo o processo.

O tratamento adequado se dá através da organização do tecido, sem provocar a síntese, para estimular respostas adaptativas do organismo, conduzindo ao processo de cura e devolução da mobilidade e funcionalidade, alcançando assim, o resultado estético esperado. Uma vez que o cirurgião e o paciente percebam os resultados de um tratamento adequado, a fisioterapia torna-se praticamente obrigatória e assim, um complemento indispensável para o sucesso da cirurgia.

A Excellence oferece diversas Técnicas de pós-operatório para qualquer tipo de cirurgia plástica e experientes Profissionais na área da Fisioterapia Dermato- Funcional para atendê-lo (a).

A paciente (o) chega ao consultório, é avaliada primeiro e tiradas as dúvidas.

O paciente será orientado como usar a malha modeladora correta assim como o ajuste da mesma, a importância do uso da placa abdominal, Hidratantes anti-inflamatórios, cuidados com a cicatriz se tiver, o posicionamento ideal para dormir, limpeza do curativo, entre outros.

O Pós-Operatório muitas vezes engloba o uso de equipamentos para uma melhor cicatrização de tecido.

Além da Drenagem Linfática Inclui no Pós-Operatório:

  • Avaliação pós cirurgia
  • Orientação ao paciente
  • orientações sobre o uso da placa abdominal e malha
  • Equipamentos a serem usados
  • Técnicas manuais

Sobre Equipe Excellence

Equipe Excellence focada na Estética Facial e Corporal. Pioneira em Criolipólise e Microblading em Porto Alegre, Larga experiência em Depilação à Laser, além de Especialista em Microagulhamento.