Depilação a Laser em Porto Alegre

Saiba mais sobre o Light Sheer, equipamento a laser, como funciona e seu diferencial.

O que é

     O Light Sheer é a tendência mundial em depilação a laser. É o único equipamento que pode ser utilizado em peles bronzeadas e negras com segurança.

     O Light Sheer é um chip (ou uma barra) de um material semicondutor, que emite luz do laser quando estimulado por uma corrente elétrica. É uma fonte de luz que possui características diferentes de uma fonte de luz comum. A luz do equipamento é monocromática, e seus feixes são emitidos de forma paralela e na mesma direção, permitindo concentrar a energia da luz do laser em um ponto focado. Ele também possui um mecanismo que protege a pele, dirigindo a energia apenas à raiz do pelo. Desta forma, a melanina da pele não é afetada, evitando manchas.

O Diferencial

     A ponteira do Laser Light Sheer é diferenciada de outros equipamentos, pois resfria ativamente a epiderme antes, durante e depois do disparo aplicado, diminuindo a sensibilidade do calor na pele. O laser é o único aparelho que elimina a foliculite (pelos encravados) e manchas, deixando a pele macia e bem clara. Além de eliminar os pelos, o equipamento também elimina por completo a foliculite de qualquer região do corpo.

A Excellence dispõe do mais eficaz equipamento de depilação a Laser, com profissional certificado nos cursos do equipamento utilizado e 11 anos de experiência. Os resultados são surpreendentes.

Laser em peles negras ou bronzeadas

      A pele negra exige mais sessões de depilação, e podem ocorrer queimaduras e manchas após o procedimento. Até o final do tratamento as manchas saem e a pele fica lisa e sem pelos.

Pelos claros

    Os pelos claros podem ser tratados, mesmo sendo pouco pigmentados. Provavelmente será necessário um número maior de sessões do que no tratamento de pelos escuros, no entanto a vantagem é que pode-se utilizar uma potência maior, já que a pele é clara e com pouca melanina, sem risco de queimar a epiderme.

Como o Laser Funciona?

     Na fase inicial, denominada anágena, o pelo encontra-se em crescimento devido ao fato de que as células dividem-se e queratinizam-se ativamente no bulbo piloso. Essa fase de crescimento dura de 2 a 5 anos no couro cabeludo, e é seguida pela fase catágena, que é uma fase intermediária. Nessa fase, que dura apenas cerca de 3 semanas, interrompe-se a proliferação celular e o folículo regride a cerca de 1/3 do tamanho original.

      A fase de desprendimento é chamada telógena, e tem duração de 3 a 4 meses. Em seguida os pelos passam por uma fase de repouso e entram novamente na fase de crescimento anágena, começando assim um novo ciclo.

      Por esse motivo são necessárias várias aplicações em intervalos distintos para cada região. A cada aplicação, uma parte dos pelos e da capacidade de produção de novos pelos é eliminada. Nas sessões subsequentes, é conseguido um resultado cada vez melhor.

     O aparelho recebeu a aprovação do FDA (órgão de controle de medicamentos dos EUA) para redução de pelos. No entanto, é importante ressaltar que, devido ao ciclo de vida destes, nem todos os fios se encontram na fase ideal para a ação do laser, a fase de crescimento ou anágena. Os fios que não estiverem nesta fase de crescimento, serão menos afetados pelo tratamento e, por isso, podem ser necessárias várias sessões para obtiver o melhor resultado (geralmente entre 6 a 10 sessões).

Dúvidas sobre a depilação a laser

Como o Laser destrói o pelo, e porque um tratamento e não apenas uma única sessão?

     O pelo é gerado por uma estrutura chamada folículo piloso. Os pelos têm a capacidade de crescer até certo ponto, e podem cair e ser eliminados espontaneamente. Quando um pelo é eliminado espontaneamente, um novo pelo é gerado pelo próprio folículo piloso. É por esse motivo que, quando se faz a depilação por qualquer um dos sistemas convencionais, os pelos crescem novamente, em quantidade, espessura e cor, iguais ou até mesmo aumentadas.

Ciclo do Pelo

     Os pelos não crescem continuamente, havendo alternância de fases de crescimento e repouso. Interessante é o fato de que a atividade de crescimento cíclico de cada folículo piloso nos humanos, é individual. A qualquer momento, temos uma quantidade de pelos em fases diferentes de repouso, crescimento e de desprendimento. Portanto, não ocorre nos homens aquela queda cíclica conjunta de quase todos os pelos, que caracterizam as trocas de pelagem observadas em vários animais.

Fases do crescimento do pelo

Preparo do Paciente

      Uso de fotoprotetores e proteção física nas áreas expostas a serem depiladas, por pelo menos quatro (4) semanas antes do procedimento e entre as sessões.

     Evitar métodos de depilação que promovam o arrancamento do pelo, antes do tratamento (quatro semanas), já que a presença da haste capilar aumenta a eficiência do método. Podem-se usar métodos que cortem o pelo, como cremes depilatórios e lâminas.

   Peles com pigmentação pós-inflamatória ou fototipos IV e V, podem ser submetidas a tratamento com clareadores (hidroquinona 2% a 4%) por quatro (4) a seis (6) semanas antes do tratamento.

O Laser dói?

     É importante avisar o paciente sobre a dor, pois a sensibilidade individual é muito variável e há diferença em relação às áreas tratadas no mesmo paciente. Isso se deve ao número e qualidade das terminações nervosas nos diferentes sítios anatômicos.

     Outro fator importante é a espessura e densidade de pelos. Quanto maior o forem, maior será a sensação de dor. Nas mulheres em geral, a área mais sensível é a virilha e, nos homens, a região da barba. O uso de “spots” maiores têm algumas vantagens, mas ocasionam maior sensação de dor. O uso de anestésicos tópicos diminuem bastante o desconforto durante a aplicação.

Cuidados Pós-Tratamento

     A resposta mais comum é o eritema-edema perifolicular e sensação de ardor ou queimação leve, que permanece por horas ou até dois dias. Recomendam-se compressas geladas e, se necessário, corticóides tópicos de baixa e média potência por alguns dias. Normalmente, analgésicos e anti-inflamatórios não são usados, mas podem ser necessários quando tratamos áreas extensas. Se houver formação de vesículas em áreas com potencial para infecção (virilha, períneo), podem-se usar cremes antibióticos. As crostas, quando ocorrem, podem levar de 5 a 10 dias para caírem e os pelos (dependendo da área) até 45 dias (pernas). O paciente é orientado a não manipular, usar roupas leves e confortáveis, não se expor ao sol e usar fotoprotetor 30 nas áreas tratadas.

Rejuvenescimento Facial a Laser

         O rejuvenescimento facial a laser tem como objetivo o tratamento, bem como a prevenção, das lesões causadas pelo envelhecimento cronológico e extrínseco da pele. Através de algumas aplicações de laser consegue-se melhorar o aspecto de rugas finas, manchas e vasos que vão aparecendo na pele com o passar do tempo. Portanto, a pele fica mais jovem e sadia.

     O laser atua na pele mais profundamente, estimulando a produção dos fibroblastos, fibras de colágeno e elastina, prevenindo e tratando rugas e sulcos. O laser também é utilizado para amenizar vasos fininhos (telangectasias) instalados nas maçãs do rosto. Muito eficaz para remover manchas, melhorar acne e rosácea, minimizar olheiras e cicatriz de acne, reduzir os poros faciais dilatados, lesões pigmentadas superficiais ou manchas escuras.

        Além de proporcionar o rejuvenescimento facial, melhorando o tônus da pele, o mesmo equipamento depila os pelinhos faciais e clareia a pele, deixando-a homogênea e com brilho natural. Assim, o paciente terá três benefícios em uma aplicação.

     É realizada uma avaliação antes do procedimento para esclarecer dúvidas, analisar a coloração da pele e dos pelos e indicar o número de sessões necessárias para um tratamento eficaz e seguro. Sempre respeitando a individualidade de cada paciente.

Vídeo

Perguntas e dúvidas sobre a depilação a laser:

Artigo científico sobre Depilação a Laser: clique aqui

Sobre Equipe Excellence

Equipe Excellence focada na Estética Facial e Corporal. Pioneira em Criolipólise e Microblading em Porto Alegre, Larga experiência em Depilação à Laser, além de Especialista em Microagulhamento.