Ultimas Noticias 21393_219147108234546_484655245_n cc

Criolipólise em Porto Alegre

A Dra. Christiane trabalha ha dois anos com a Criolipólise, já realizou diversos cursos Nacional e Internacional

e escreveu um capítulo do livro de Estética Baseado em Evidências, sobre este equipamento, que chegou para inovar e revolucionar o tratamento para gordura localizada.

Abaixo segue informações sobre a Criolipólise e como realmente funciona, o que vai fazer com as células de gordura (adipócitos) após o congelamento.

A origem da Criolipólise

A origem da ideia da técnica da criolipólise remonta a alguns eventos raros analisados por cientistas: as denominadas paniculite do picolé e paniculite equestre. O primeiro diz respeito à condição causada pela redução do volume de gordura dos lábios em razão de contato frequente com picolés e alimentos gelados, verificado em crianças. O segundo refere-se à diminuição da camada de gordura da região de dentro das coxas de mulheres que, vestidas com calças justas, praticavam equitação sob clima gelado.

Esses dois eventos permitiu estudos que se chegou à conclusão de que o tecido adiposo é mais sensível a baixas temperaturas do que os demais tecidos do corpo.

No ano de 2008 iniciaram-se os testes e em 2010 o procedimento foi disponibilizado ao público em geral, chegando ao Brasil somente em 2012, com o III Simpósio de Cosmiatria, Laser e Outras Tecnologias.

O que é a Criolipólise

O termo Criolipólise pode ser encontrado indistintamente na literatura como Cryolipolyses, Cryolisis, Criylisis seletiva.

A Criolipólise é um equipamento estético não invasivo para o tratamento da gordura localizada baseado na homeostase, processo onde o organismo, quando exposto ao frio excessivo, promove a queima de lipídeos para restituir a temperatura corporal. Esta nova terapia combina aplicação de vácuo e a extração de calor para redução de gordura localizada. O vácuo assegura o posicionamento correto do tecido adiposo no interior da unidade do manípulo, sendo necessário para reduzir a temperatura do tecido.

O que acontece com a gordura localizada após o congelamento

A explicação para este processo é simples: as células de gordura são extremamente sensíveis ao frio, por isso, o resfriamento intenso e controlado ajuda a combatê-las. A baixa temperatura provoca a desagregação da gordura e danifica as células, que são eliminadas pelo organismo ao longo de dois a três meses. Isso explica a demora para aparecer os resultados.

Estudos mostram que após três dias do tratamento, existem evidências de que um processo inflamatório controlado e estimulado por apoptose de adipócitos se inicia e torna-se cada vez mais evidente aos sete e 14 dias. Entre 14 e 30 dias após o tratamento, a fagocitose de lipídios é aparente. Por 30 dias o processo inflamatório começa a diminuir.

Vantagens da Criolipólise:

- Método não invasivo e controlado

- Técnica segura, que não afeta os tecidos adjacentes.

- Apresenta resultados expressivos e visíveis

- Ocasiona redução definitiva da gordura

 Indicações da Criolipólise:

A Criolipólise é indicada para gordura localizada em indivíduos com seu peso ideal e deve estar saudável.

 Contra indicações da Criolipólise

- Estar acima do peso

- Flacidez de pele

- Gestantes

- Hérnia abdominal

- Infecção

- Cicatriz menos de seis meses

- Dermatites ou pruridos na região a ser tratada

- Doenças Neuropáticas

- Sensibilidade ao frio

Efeitos colaterais:

Os efeitos colaterais também são mínimos: vermelhidão, inchaço, hematomas, desconforto abdominal e dormência da pele, são comuns após o tratamento e são transitórios.

Estudos científicos já comprovaram que todos os sintomas sentidos após o tratamento são transitórios e podem perdurar por até sete dias.

Avaliação do paciente

A avaliação do contorno corporal é importante, pois é neste momento que será analisado a quantidade de gordura do paciente, as contraindicações e indicações para realização da Criolipólise.

Iniciamos a avaliação com anamnesi do paciente e depois passamos para a avaliação física. Neste momento devemos analisar cuidadosamente o percentual de gordura com auxílio de um aplicômetro e a circunferência da região com a fita métrica. O paciente deve ter no mínimo 15 mm de gordura para realizar o procedimento. A posição para a avaliação deve ser feita em ortostase com os braços ao longo do corpo e com pouca roupa, de preferência biquine ou sunga. Em seguida fazer as fotos nas posições anterior e posterior, lateral esquerda e lateral direita e pesar. A região deve ser marcada com lápis branco.

Uso adequado da manta de proteção:

Após posicionar o paciente colocar a manta bem esticada na região. Usar tamanho M ou G. A manta G pode cortar ao meio e fazer duas regiões. Não pode reaproveitar as mantas, elas devem ser descartadas após a aplicação do manípulo. Muitas queimaduras que vemos na internet são devido ao reaproveitamento das mantas e também mau uso do equipamento.

Tempo de tratamento e o grau do congelamento:

Cada aparelho possui um tempo e temperatura ideal para o procedimento. Alguns aparelhos utilizam temperaturas entre 5 graus a -8 graus e enquanto outros equipamentos utilizam temperaturas até -11 graus. O tempo de tratamento também diferencia entre um equipamento e outro. Alguns determinam o tempo entre 40 a 45 minutos e outros até 60 minutos por aplicação.

 Orientações Pós procedimento:

  • Orientar o paciente sobre alimentação e exercícios
  • Manter o peso e emagrecer se necessário
  • Fazer drenagem linfática
  • Usar modelador na região onde foi realizado o procedimento

Se sentir dor após o procedimento evitar atividade física por alguns dias.

Regiões que podem ser realizada a criolipólise

foto_corpo_humano

Assista o vídeo sobre Criolipólise

image

image (2)

Depoimentos

Gostei muito do procedimento da criolipólise. Fiz uma sessão em Abril e perdi 8 cm de abdômen. Este aparelho funciona mesmo! - Jeferson da Silva

Fiz em Junho o procedimento de criolipólise em abdômen e flâncos. Após fiz 5 sessões de ultracavitação e perdi 7cm de abdômen. Estou muito feliz com o resultado. Minhas calças estão bem frouxas. - Neusa Barcellos

Em dezembro ia fazer lipoaspiração em meu abdomên pois, tinha uma barriguinha que não saia mesmo eu fazendo um monte de exercício e emagrecendo. Procurei a Excellence por ser o referencial em criolipólise e realizei o procedimento. Em 20 dias pude começar notar os resultados e perdi bastante gordura no local. Ainda bem que realizei a criolipólise. A Dra. Christiane explicou muito bem sobre a técnica e me cercou de recomendações e indicações de cremes e cápsulas. Parabéns pelo excelente profissionalismo!  - Christina Lemos