Tratamentos para Acne em Porto Alegre

Saiba mais sobre o que é, porque ocorre e tratamentos indicados

Porquê ocorre?

     As manifestações da doença (cravos e espinhas) ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea, associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilossebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de micro-organismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.

     Às vezes, os poros bloqueados se infeccionam, aparecendo bolhas cheias de pus. Comumente as pessoas espremem essas bolhas, causando o agravamento da infecção e deixando cicatrizes, manchas e ferimentos.

Acne em Graus

Grau 1

    Surgem alguns cravos, que podem ser brancos ou pretos. É o início do desenvolvimento da acne, mas nesse estágio as espinhas não aparecem.

Grau 2

     Surgem pápulas e pústulas. Nessa fase a pele já está bem oleosa e as inflamações estão avançadas deixando a pele com algumas elevações.

Grau 3

     Surgem os nódulos, que aparecem nas camadas mais profundas da pele. Os cistos são avermelhados e causam dor.

Grau 4

     Na fase 4, também estão presentes os nódulos e abscessos. Os cistos estão ligados e formam verdadeiros túneis que drenam o pus. A partir disso, surgem as cicatrizes de acne e lesões císticas.

Grau 5

     Onde a doença é grave por estar associada a um quadro de imunossupressão, o indivíduo apresenta, além da presença de lesões acneicas císticas, um quadro de queda do estado geral, sensações de dores fortes e até febre.

Formas da acne

  • Seborreia: Excesso da secreção sebosa nas glândulas. A pele fica oleosa e brilhante;
  • Comedão: É o famoso cravo, que pode ser aberto ou fechado;
  • Pápula: É uma lesão arredondada e endurecida. Geralmente deixa manchas na pele;
  • Pústula: Como o próprio nome indica, quando há formação de pus. Comum em região Dorsal;
  • Cisto: É um abscesso localizado;
  • Cicatriz: Marcas de cicatrização.

Tratamento indicado para acne

       O tratamento da acne será definido de acordo com o estágio da doença, mas em todos os tipos deve ser iniciado o quanto antes, para evitar principalmente o aparecimento de cicatrizes da acne.

     São utilizadas medicações para uso diretamente na pele, e nos casos mais graves (pústulas, nódulos, etc…) é feito o uso de medicamentos via oral, a isotretinoína, que atua diretamente sobre a glândula seborreica, causando a expulsão do sebo e a diminuição do tamanho desta de forma permanente.

     A desobstrução dos folículos, para evitar que as bactérias se proliferem e o quadro fique ainda mais grave, é o método utilizado por muitos esteticistas ao fazer a limpeza completa da pele, a fim de controlar a oleosidade e evitar que os cravos se tornem espinhas. Outro método eficaz é a microdermoabrasão (também conhecida como Peeling de Cristal ou Diamante), Peeling Químico e o Laser, pois é antibactericida e secativo.

     O Ácido Retinóico tem ação queratolítica e esfoliante em nível celular, é usado no tratamento de acne, para acelerar o turnover da epiderme (BORGES, 2006) reduzindo a atividade da glândula sebácea e consequentemente supressão do Propionibacterium acnes, prevenindo formação de comedões e a formação de lesões de acne.

Duração da sessão: Dependendo do tipo de Acne, 30 a 60 minutos.

     O mais importante é o paciente fazer todo tratamento proposto para um resultado satisfatório. A limpeza profunda da pele com acne é primordial para evitar infecção e surgimento de novas acnes e cicatrizes de acne. Além de limpar, o tratamento elimina a oleosidade da pele, deixando-a controlada, assim ocorre uma diminuição de comedões.

Marque sua avaliação e aproveite os tratamentos que o Centro de Estética Excellence oferece!

Clique e saiba sobre o Aparelho de última geração para cicatriz de Acne.

Perguntas frequentes e alguns tópicos:

Sobre Equipe Excellence

Equipe Excellence

Equipe Excellence focada na Estética Facial e Corporal. Pioneira em Criolipólise e Microblading em Porto Alegre, Larga experiência em Depilação à Laser, além de Especialista em Microagulhamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *